quarta-feira, 11 de abril de 2007

Semi-árido Petrolinense por Alcir Lacerda: Hoje escutei um comentário sobre o PIB de uma cidade muito querida, Petrolina. O comentário não vem ao caso, o que importa é falar de Petrolina, cidade tão cativante. Que fique claro que não nasci em Petrolina, mas parte de minha familía mora lá, então sempre passei férias e feriados inesquecíveis banhados pelo Velho Chico. Se eu começasse a narrar todos os aspectos agradáveis da cidade, não terminava hoje. Então vou dar umas dicas dos lugares que têm como lei serem visitados ao se conhecer tal cidade. Por favor, NADA de shopping! O shopping de lá é muito pequeno e rodeado pelas mesmas dondocas de sempre e pelos marombeiros de plantão(tem academia no shopping). Se for ao shopping, só pra tomar um café! Durante o dia, os passeios turísticos mais populares e tradicionais, fazem juz ao título. São a ida ao Rio São Francisco e o passeio a alguma vinícula. Sobre o rio, visita-se a Ilha do Rodeadouro(menos aos domingos, per favore); sai-se de carro de Petrolina até certo trecho da BR, onde pega-se uma barca até a Ilha. Visu massa, camêras á mão! Passe o dia na Ilha, até a tardinha, almoce surubim grelhado! Quando estiver no centro, vale uma ida à Catedral, que é muito linda, se impõe no meio da cidade. Para quem come carne, sugiro um almoço no Bodódromo, onde a carne de carneiro é macia e suculenta, e tudo é saboroso! À noite a parada é Petrolina Antiga(é, existe), que se compõe de apenas uma rua(HEHEHEHEHEHE). Janta-se no restaurante de esquina, o Mexicali(leve a camêra, decoração fofa!), especializado em comida mexicana, mas os crepes são deliciosos! Pra quem quiser ficar por lá mesmo, geralmente rola um sonzinho de pop-rock ao vivo. Ao lado, tem o bar Bohemia, e o nome já diz tudo. E pros que curtem um agito, a boate Usina é logo ao lado(irada!). Quando a noite é paradona, a onda são os botecos de caldinho na Areia Branca ou o velho 'rockear com os amigos na orla'. Lembrem de uma coisa: 'quem toca nas águas do Velho Chico, é de certeza que vai voltar!' Para se apaixonar previamente pelo rio tão belo! Vale uma visita a Juazeiro, eterna rival de Petrolina. Lá deve ser visitado o museu de Ana das Carrancas, que é praticamente um Mestre Vitalino da Bahia. E depois, um almoço de moqueca de surubim ou surubim grelhado com alcaparras do restaurante da Maria(também em Juá). Antes de sair de pegar a estrada de volta pra casa, ou antes de ir pra Petró ou até mesmo para recordar-se, assista Espelho Dágua, e eu garanto: não tem neguinho que não se arrepie com a formosura daquela imensidão d'água! Flw.

2 comentários:

p. disse...

Tava olhando teu perfil no orkut e logo me deparei com o end. do teu blog. Lembrei das nossas tentativas REALMENTE frustradas de 'blog' aos 14 anos. HUAHUAUHA
Porém, lendo esse agora, eu vi que tu não pode fazer vestibular pra outra coisa se não for Jornalismo.


te amo pequena grande mulher. :D

Anônimo disse...

opa!
cerrto, entendi tudo!
quando eu fui pra lá, fui só para visitar as vinícolas. a vinibrasil é inacreditável!
na cidade, nem fiz nada pq era mais trabalho do que qualquer outra coisa.
mas o pouco que vi, pareceu sempre simpático e ao mesmo tempo sofrido! a idéia que me passou foi de extrema correria e pouca satizfação por parte das pessoas. mas isso foi andando no centro, em dia de semana eem uma hora!!

bj